Tema ini baru launching, masih banyak bug yg belum diperbaiki

Vol 01 - Capítulo 3

 Capítulo 3
Fortalecendo Companheiros


Após lidar com vários assuntos da vida real, fiz o login novamente. Quando o avatar de Rare abre os olhos, a cena não mudou muito desde o momento de deslogar.
O tempo decorrido durante o logout foi de cerca de uma hora. No jogo, o tempo flui uma vez e meia mais rápido que na realidade, mas a rainha formiga ainda está congelada. Parece mais condensação do que derretimento, já que a superfície está ligeiramente úmida. O status da rainha está rotulado como [Congelada].
Apesar disso, não parece frio. Hakuma e Ginka estão deitados ao redor de Rare, envolvendo-a como travesseiros.
—Bom dia, Chefe. Você está bem agora?— perguntou Kerry.
—Bom dia, Kerry. Eu realmente não preciso dormir por longos períodos, embora possa haver momentos em que eu durma inesperadamente por um tempo. De qualquer forma, atualmente não tenho nenhum assunto urgente em mente.
Rare pergunta se algo aconteceu enquanto ela dormia. Remy parece ter verificado os jovens lobos durante esse tempo e agora retornou. Os filhotes parecem inalterados, tendo descansado na caverna. Apesar do desaparecimento repentino dos lobos adultos diante deles, os jovens parecem entender que foi obra da conexão mágica de Rare entre os companheiros. Isso leva à percepção de que, a menos que as memórias dos companheiros sejam geradas e sobrescritas automaticamente durante esse período de uma hora, os companheiros agiram por conta própria enquanto o mestre estava deslogado.
Pensando bem, nossos avatares permanecem em um estado de sono mesmo quando deslogamos. É estranho que apenas os companheiros desapareçam. Parece que os companheiros, incluindo os lobos, existem como parte deste mundo.
Se for esse o caso, durante o logout de um jogador, pode ser possível que os companheiros saiam para caçar e ganhar recursos. Vou precisar verificar isso.
Claro, não estou planejando nada malicioso. Se estiver dentro da mecânica do jogo, é apenas mais uma maneira legítima de jogar. Sem intenção de explorar isso para fins mal-intencionados.
—Kerry, desculpe incomodar, mas você poderia caçar algo na floresta, talvez um pequeno animal ou o que você encontrar? Vou tirar outra soneca rápida. Voltarei no mesmo tempo, então certifique-se de voltar à caverna antes disso.
—Entendido, Chefe. Posso levar os outros comigo?
—Ah, claro. Se necessário, você pode pedir ajuda a Hakuma, mas... certo, eles não podem sair da caverna, precisamos alargar a entrada assim que as formigas puderem se mover. Então, vamos mandar Hakuma de volta primeiro. Quanto à presa, qualquer coisa serve, mas se Hakuma puder ajudar, eu prefiro algo um pouco mais substancial. Só tenha cuidado para não se esforçar demais.
—Certo, Chefe. Vou levar Hakuma comigo e caçar algo como o javali que vimos antes. Deixe conosco. Respondeu Kerry.
—Obrigado. Ah, espere. Remy, fique aqui por um momento.
—O que foi, Chefe?
—Remy, tenho outra tarefa para você.—
Rare abre a tela de aquisição de habilidades de Remy e concede a habilidade [Curtimento] na árvore de habilidades de [Artesanato Em Couro].
Pegando a pele de javali do inventário, Rare a entrega a Remy.
—Agora, você provavelmente já entendeu, Remy. Quero que você aprenda a habilidade [Artesanato Em Couro] e comece a tratar essa pele de javali.
[Nota de tradução: No original, o termo usado era “curtir a pele de javali”. Inicialmente, mantive “curtir” nos capítulos 1 e 2 para preservar o profissionalismo do termo técnico. No entanto, optei por usar “tratar”, já que muitos leitores podem não estar familiarizados com a palavra “curtir”, e eu mesmo não a conhecia como termo técnico.]
— Agora eu entendi, Chefe. Eu sei como processar corretamente essa pele de javali. Tem mais alguma coisa que você precisa que eu aprenda enquanto estou nisso?
— Sim, esse é o espírito. Tem algo específico que você precisa?
— Bem, se houver algo que possa ser útil... mas eu posso me virar sem isso. Provavelmente.
— Certo, então. Se houver algo que você ache que seria útil, me avise. De qualquer forma, enquanto eu estiver dormindo, cuide disso. Você não precisa terminar antes de eu acordar, mas faça o seu melhor e seja minuciosa. Você consegue lidar com isso?
— Sim, Chefe.
— Ótimo. Assim que você terminar, me acorde e decidiremos o que fazer a seguir. Eu vou voltar a dormir aqui por um tempo. Kerry, Remy, estou contando com vocês dois.
— Sim, Chefe.
— Ah, pode deixar comigo, Chefe.
Uma hora depois, Rare fez login novamente.
— Bom dia, Chefe.
Era Remy. Um lindo tapete de pele de javali estava estendido no chão.
— Bom dia, Remy. Isso significa que o curtimento está terminado?
— Sim, Chefe. Foi surpreendentemente rápido, então eu passei o tempo observando seu rosto enquanto você dormia.
— Isso é embaraçoso... Aconteceu algo estranho enquanto eu estava dormindo?
— Sua respiração está calma, e descobri que você tem cílios longos.
Parece que Remy apenas observou o rosto adormecido sem nenhuma descoberta incomum.
— Kerry e os outros ainda estão fora?
— Sim, devo ir verificar eles?
— Não, está tudo bem. Eles devem voltar em breve. Enquanto isso...
Estava na hora de dar um nome à rainha. Além disso, se possível, Remy deveria adquirir [Magia de Fogo]. O corpo congelado precisava descongelar logo. Esperar o gelo derreter estava se tornando insuportável. Sem mencionar que o quarto estava ficando frio demais.
— Então, Rainha Formiga. Seu nome será Sugaru.
Embora não houvesse movimento visível, a rainha parecia acenar em concordância. Esse nome derivava da palavra “螺” (sugaru), que tradicionalmente se refere a uma vespa (não a uma formiga ou marimbondo). No entanto, tem sido usado para elogiar a figura de uma mulher, comparando-a à cintura esbelta de um marimbondo. Considerando isso, parecia apropriado para uma rainha inseto.
Na realidade, era o mesmo termo que os mais velhos usavam por tanto tempo, descrevendo as damas que pareciam atemporais.
Depois disso, concedi a Remy a habilidade [Magia de Fogo].
— Esta é uma recompensa pelo seu excelente trabalho no curtimento, Remy.
— Isso é... magia? Eu também posso usar magia?
— Seu trabalho foi esplêndido, Remy. Agora, como você aprendeu magia, vamos usá-la imediatamente.
Rare pegou a mão de Remy e a levou na frente de Sugaru.
— Agora, vamos usar [Aquecimento] habilidosamente para derreter o congelamento de Sugaru. Seja gentil no começo.
Embora eu também tenha concedido [Afinidade Mágica: Fogo] simultaneamente, é melhor ser cautelosa e fornecer instruções específicas. Neste jogo, há fogo amigo ou, melhor dizendo, uma falta de distinção entre amigo e inimigo durante os ataques, então é essencial ter cuidado.
Remy começou timidamente a usar [Aquecimento] em Sugaru. Se isso funcionar bem, planejo derreter as formigas no salão uma a uma. Deve ser mais rápido do que o descongelamento natural, mesmo que tenhamos que esperar a MP de Remy se recuperar.
— Ah, Chefe. Parece que Kerry e os outros voltaram. Remy, enquanto usava [Aquecimento], parecia ter percebido alguns sons.
Dado que é improvável ouvir barulhos da praça de entrada daqui, Kerry pode ter anunciado alto o retorno deles para Remy lá.
— Remy, fique com Sugaru como está. Eu vou dar as boas-vindas a Kerry e os outros.
Rare se arrastou pelo estreito corredor e voltou para a praça de entrada. Quando ela chegou à praça, Kerry e os outros estavam desmontando a presa que trouxeram.
A presa parecia ser um tanuki (cão guaxinim), provavelmente. Como estavam no meio do desmonte, os detalhes não estavam claros.
— Bem-vindo de volta, Chefe. Como está isso, uma grande, né?
— Sim. Isso é fantástico. Onde você caçou isso? Está longe daqui?
Enquanto perguntava, Rare tinha uma ideia aproximada da distância. Provavelmente não estava muito longe.
— Não, eu derrubei bem perto. Tive dificuldade em encontrar uma boa presa por um tempo. Finalmente encontrei uma e a persegui, acabei por aqui. Terminei não faz muito tempo. ...Eu estraguei alguma coisa?
Afastando o tom apologético de Kerry, Rare abriu as telas de habilidade de Kerry e os outros.
Foi essa tela que levou Rare a suspeitar que o campo de caça estava nas proximidades algum tempo atrás.
Ao fazer login, embora o artesanato em couro estivesse claramente concluído, os pontos de experiência acumulados de Rare permaneceram inalterados desde o último logout. Isso sugere que, mesmo quando o jogador, que é o mestre, está desconectado, os familiares podem agir de forma independente, com instruções dadas antecipadamente. As ações durante esse período produzem resultados adequados, mas os pontos de experiência obtidos por essas ações não são adquiridos.
No entanto, ao verificar a tela de habilidades para adquirir [Magia De Fogo] para Remy, os pontos de experiência subitamente aumentaram. Embora eu tenha pensado inicialmente que poderia ser o resultado atrasado do artesanato em couro de Remy, a quantidade era muito significativa para essa explicação.
Logo depois, quando Remy informou o retorno de Kerry, eu especulei que Kerry e os outros haviam conseguido caçar não muito longe da caverna. Apesar de Kerry e os outros terem feito a caça, Rare foi quem ganhou os pontos de experiência. Os pontos de experiência que deveriam ter sido obtidos pelos familiares foram, em vez disso, ganhos pelo mestre.
No entanto, quando se trata de pontos de experiência, eles só podem ser recebidos pelo jogador e não pelos seguidores durante o logout do jogador. Como não há um recipiente para os pontos de experiência enquanto o jogador está desconectado, sonhos de um bot automático de experiência estão fora de questão. Nenhuma expectativa foi mantida nesse sentido.
No entanto, se o foco for acumular itens e riqueza, parece completamente viável. Tanto Remy quanto Kerry demonstraram resultados promissores em termos de ganhos financeiros. Ao fornecer instruções que podem levar tempo durante o logout e fazer login no momento oportuno para os resultados, a abordagem pode ser eficiente.
Contudo, implementar tal estratégia de forma prática exigiria uma verificação meticulosa e um número substancial de tentativas para entender quanto tempo cada instrução leva. Se houver tempo para se dedicar a esses esforços, seria muito mais benéfico para Rare assumir o comando direto e liderar eficientemente nas batalhas. Como Rare requer uma quantidade significativa de pontos de experiência devido a ter muitos seguidores, embora não seja uma necessidade absoluta, se possível, seria preferível ganhar pontos de experiência de forma eficiente.
Nota De Tradução:
[Resumindo ,Rare não pode ganhar experiência de seus seguidores quando está desconectada]
—Kerry, seus esforços lhe renderam uma recompensa merecida. Vi o pelo tratado por Remy mais cedo, e estava excelente. Já recompensei Remy, mas também concederei poderes mágicos a vocês dois.
Rare concedeu [Magia de Relâmpago], [Afinidade Mágica: Relâmpago] e [Raio] a Kerry, enquanto Riley recebeu [Magia de Água], [Afinidade Mágica: Água], [Purificação] e [Jato d’Água].
—Uau... Eu finalmente tenho magia!
—C-Chefe, eu tenho três delas. Eu não sou o Rei do Camarote, mas tá valendo!
—Sim, bem, uma delas é [Purificação], então... não são tantas. Além disso, Marion também tem uma.
Em seguida, Marion recebeu [Projétil de Gelo]. Se Rare mais tarde conceder [Flecha Incandescente] a Remy, todos terão alguma forma de ataque mágico.
—Obrigado, Chefe! Com isso, talvez eu consiga vencer a Rainha Formiga por conta própria na próxima vez... talvez?
Comparado a Marion, Sugaru é de fato superior, mas se tomarmos a iniciativa e organizarmos o campo de batalha, ainda há uma possibilidade. A razão é que Sugaru atualmente carece de métodos de ataque à distância. Devo fazer com que Sugaru adquira algo quando eu deixar Remy adquirir [Flecha Incandescente]?
Nota De Tradução:
[No original estava flare Arrow, Tinha duas traduções possíveis Flecha Flamejante Ou Essa Flecha Incandescente, optei por Flecha Incandescente mesmo, por sua pronúncia ser bonita]
No entanto, o estilo de Sugaru não é adequado para combate direto. Parece que seu estilo é mais sobre direcionar seus seguidores formigas. A capacidade de restringir Sugaru rapidamente na primeira batalha foi possível porque eu incapacitei todos os seus seguidores formigas com antecedência. Nesse caso, pode ser mais eficaz dar a Sugaru habilidades que melhorem seus seguidores. De qualquer forma, mais pontos de experiência são necessários. Assim que as formigas derreterem, devo discutir planos com Sugaru. Precisamos planejar em torno disso, e também devo considerar a remodelação desta caverna para torná-la mais confortável tanto para humanos quanto para seres. Além disso, devo conduzir um experimento para ensinar linguagem educada a Kelly e outros. Há muito que quero fazer, e há muito que devo fazer.
—Então, chefe, sobre aquele negócio... o ‘invintário’ ou sei lá o nome certo, como é que funciona mesmo?
—Ah, é verdade. Parece que eles se lembraram. O investimento em INT valeu a pena.
No entanto, isso era mais uma expressão educada, ou melhor, eu mencionei casualmente porque explicar seria trabalhoso para Rare.
De qualquer forma, olhando para Kerry e os outros com olhos cheios de expectativa, vou descrever a sensação que tenho ao usar o inventário em palavras simples, então decidir explicar.
Mesmo que a explicação não faça muito sentido, se isso não funcionar, será uma desculpa para desistir.
— Certo... Como mencionei antes, imagine que há uma grande bolsa invisível bem ao seu lado ou até sobrepondo-se a você. Abra a boca dessa bolsa com suas mãos e imagine colocando o que você quer dentro. Se você acha que é grande demais para caber, tente cobrir a boca da bolsa com o item que você quer colocar...
Enquanto dizia isso, Rare guardou a pele desmontada do tanuki no inventário.
— Quando você cobre, o item entra suavemente na bolsa. Não precisa forçar. A boca da bolsa, embora invisível, é bastante grande e flexível, bem, é apenas conveniente, sabe.
É algo que não faria sentido na realidade, estritamente uma mecânica de jogo. Explicações específicas são desafiadoras.
Às vezes, parece que eu não sei o que estou fazendo, mas considerando isso como parte de uma comunicação suave com meus seguidores, bem, não é tão ruim assim.
— Quando você cobre, o item entra suavemente na bolsa. Não precisa forçar. A boca da bolsa, embora invisível, é bastante grande e flexível, bem, é apenas conveniente, sabe.
É algo que não faria sentido na realidade, estritamente uma mecânica de jogo. Explicações específicas são desafiadoras.
Às vezes, parece que eu não sei o que estou fazendo, mas considerando isso como parte de uma comunicação suave com meus seguidores, bem, não é tão ruim assim.
— Uau!
De repente, o Lobo de Gelo latiu. Olhando para ele, Rare ficou perplexa.
A carne que estava na frente do Lobo de Gelo havia desaparecido.
— ...Você comeu? Bem, de jeito nenhum...
Em resposta às palavras de Rare, o Lobo de Gelo fez outro som, como se estivesse ofendido, e conjurou a carne de volta à sua frente.
Era uma visão inacreditável, mas realmente parecia que o Lobo de Gelo, classificado como NPC ou geralmente um monstro, havia usado o inventário.
— Entendi! Eu entendi!
Marion grita enquanto manipula o que parece ser um objeto branco em forma de vara, presumivelmente os ossos do cão-guaxinim.
É difícil de entender, mas se aceitarmos forçosamente, considerando que o Lobo de Gelo pode fazer isso, talvez não seja estranho Marion fazer também. Sistematicamente, não há diferença entre NPCs e monstros, como mencionado até no tutorial.
Ainda em estado de confusão, Rare sentiu mais empolgação e expectativa do que nunca antes.
É de conhecimento comum que apenas jogadores podem usar o inventário. No entanto, nenhum jogador jamais provou isso. Durante o teste fechado, quando um jogador usava o inventário, os NPCs ficavam uniformemente surpresos. Eles não conheciam ninguém que pudesse fazer tal coisa. Portanto, os jogadores passaram a acreditar que o inventário era um recurso especial apenas para jogadores. Na realidade, durante o beta fechado, não houve nenhum caso em que NPCs usaram o inventário. Isso era uma regra não dita ou, melhor, um entendimento comum entre os jogadores. E agora, neste mundo que desafiou as normas, Marion, uma NPC, parece estar usando o inventário.
Nenhum jogador havia encontrado um NPC capaz de usar o inventário. No entanto, só porque ninguém sabia de um NPC capaz de usar o inventário, não significava que tais NPCs não existiam. A noção de que apenas jogadores podiam usar o inventário era considerada senso comum não apenas entre os jogadores, mas também entre os NPCs. Todos pensavam assim.
No entanto, Kerry e seus companheiros eram diferentes. Eles nunca haviam recebido tal educação.
Portanto, intrigados pelo uso do inventário por Rare, procuraram orientação sobre como usá-lo eles mesmos.
Rare agora foi atingida por um choque, como se tivesse levado uma pancada na cabeça. Foi porque uma certa frase veio à mente – uma frase que a IA do tutorial repetiu à exaustão.
— A única diferença sistêmica entre PCs e NPCs é se eles podem receber mensagens do sistema.
Rare inicialmente pensava que essas palavras tinham um significado moral. Ela estava errada. Elas realmente significavam exatamente o que pareciam. O que os jogadores podiam fazer, NPCs e monstros também podiam.
Enquanto Rare ainda processava esse choque, Marion e Hakuma estavam orgulhosamente explicando o inventário aos outros.
— Hmm... Eu meio que entendo, mas ao mesmo tempo, não entendo... É frustrante.
— Eu não tenho ideia do que você está falando mais. Pode repetir?
Observando seus companheiros enquanto sua mente gradualmente se recuperava do choque, Rare pensou, — Oh?
Por volta do momento em que Marion e Hakuma conseguiram entender, provavelmente não era muito complexo para eles. Então, por que Kerry e Riley não conseguiam fazer isso? Além disso, parecia que Ginka estava sendo ensinada por Hakuma, mas um sentimento de confusão e uma pitada de frustração transpareciam de Ginka também. Os filhotes de lobo estavam completamente entediados, brincando com os ossos do tanuki. Qualquer resto de carne biof que pudesse estar preso a eles já havia sido lambido.
Se Marion e Hakuma podiam fazer isso, havia um potencial para todos os NPCs, incluindo monstros, usarem o inventário. Embora isso não signifique que todos os personagens possam usá-lo de imediato, havia uma questão sobre o que causava essa diferença.
Rare pensou em uma condição, talvez uma condição não estivesse sendo cumprida. Ela verificou as pontuações de habilidade de seus lacaios.
Provavelmente, era isso. A diferença entre aqueles que podiam e não podiam usar o inventário provavelmente se devia ao seu atributo de Inteligência (INT).
Atualmente, aqueles com a INT mais alta nesta linha são Marion e Hakuma, com o mesmo valor.
A seguir vem Rare, mas vamos excluir isso. Após isso, Kerry vem em seguida, depois um pouco abaixo estão Riley, Remy, Ginka e Sugaru.
— Kerry, pode vir aqui por um momento?
— Chefe, desculpa. Você teve o trabalho de explicar, e agora...
— Não, está tudo bem. É por isso que quero ajudar um pouco.
Como Rare não podia verificar isso como jogadora, ela temporariamente ajustou a INT de Kerry para o mesmo valor de Rare.
— Agora, tente de novo. E aí? Parece mais fácil agora?
— Uh... está um pouco melhor do que antes... mas ainda sinto que falta alguma coisa.
Parece que a direção não está totalmente errada. Pelas palavras de Kerry, há um senso de progresso.
Com a INT de Kerry ajustada para o mesmo valor de Marion, ela exclama,
— Ah! Eu entendi! É assim! Eu consegui, Chefe!
Rare a parabeniza e menciona que agora é a vez de Riley e Ginka.
Confirmado. A condição para que NPCs possam usar o inventário é sua alta INT. Se a condição fosse apenas essa, não seria estranho que houvesse NPCs naturalmente atingindo uma alta INT. No entanto, o fato de não termos ouvido tais histórias sugere que os elegíveis estão mantendo isso em segredo ou que há outra condição necessária.
Quanto ao primeiro caso, podemos investigar sobre NPCs com aparentemente alta INT mais tarde. No caso do último, se for esse o caso, as possibilidades incluem —ser seguidor de um jogador ou —ser ensinado por alguém que já sabe usar o inventário.
Isso é algo que não poderia ser ignorado no teste Beta Aberto de agora em diante. Pode estar relacionado ao tutorial que incluiu instruções sobre como usar o inventário. Embora os administradores não tenham afirmado explicitamente, a incapacidade de pular o tutorial de agora em diante pode ser uma resposta ao fato de alguns jogadores terem pulado em testes anteriores, levando a situações onde alguns jogadores não conseguiram usar o inventário.
Em outras palavras, a condição de precisar ser ensinado para usar o inventário se aplica não só aos NPCs, mas também aos jogadores. Isso se alinha com o que a IA do tutorial mencionou — não há diferença entre personagens jogadores e NPCs.
De qualquer forma, não há verificação adicional possível no momento. Deixando a carne de raposa com Hakuma para armazenamento, o grupo fez uma refeição rápida e depois voltou para as profundezas da caverna.
Retornando à Câmara da Rainha (nome temporário), Sugaru havia derretido, e junto com Remy, ela estava esperando pelo grupo.
Observando Marion se vangloriar sobre o inventário, a INT de Remy e Sugaru aumenta com pontos de experiência.
—Que tal tentar, Remy? Marion, talvez você queira ensinar a Remy.
Aproveitando a oportunidade, a ideia é confirmar se Remy consegue usar o inventário após a explicação de Marion. Inicialmente perplexa com as palavras de Marion, Remy rapidamente entende como usar o inventário depois de observar Marion manipulá-lo várias vezes.
Parece que a hipótese de que alguém precisa ser ensinado por outro possui mérito. Além disso, pode ser necessário observar diretamente enquanto é ensinado, caso essas sejam as condições reais. Se for o caso, alguém poderia aprender mesmo que quem ensina não tenha intenção de ensinar?
A possibilidade de que a herança do inventário não ocorra se o lado que ensina não estiver disposto permanece não verificada. Da mesma forma, o cenário em que o aprendiz não tem intenção de memorizar também não foi explorado.
Atualmente, Sugaru está tentando usar o inventário, mas não parece haver nenhum sinal de sucesso. Pode ser porque Marion não está tentando ensinar Sugaru.
—Tudo bem, Remy, se você dominou, agora tente ensinar Sugaru a usar. Certifique-se de mostrar um exemplo adequado.
Remy começa a ensinar Sugaru a usar o inventário. Se Sugaru conseguir adquirir essa habilidade, pode ser considerado quase confirmado.
Enquanto ajusta a INT de Sugaru, Rare decide verificar as habilidades de Sugaru que estavam em espera.
Mais uma vez, há habilidades que Rare nunca viu antes.
Habilidades como [Seleção de Descendentes] e [Prolífica], que parecem impossíveis de serem adquiridas por jogadores, levantam algumas preocupações. No entanto, o que mais intrigou Rare são habilidades como [Aprimoramento de Subordinados: FOR].
Embora Sugaru ainda não tenha adquirido a habilidade relacionada [Aprimoramento de Subordinados: MNT] no momento, se tivesse, isso poderia ter tornado a conquista do ninho muito mais desafiadora. Talvez até impossível.
O que é notável é que [Aprimoramento de Subordinado] não é uma habilidade individual, mas existe na árvore de habilidades de [Disciplina]. Se estiver em uma árvore de habilidades geral, há a possibilidade de que qualquer um possa adquiri-la se atender às condições para obter [Disciplina].
As condições para adquirir essa habilidade são desconhecidas, e Rare está ansiosa para obtê-la. Com essa habilidade, não seria necessário distribuir pontos de experiência aos seguidores à força, levando a uma economia geral de pontos de experiência.
Sugaru não tinha [Magia Mental] para começar. Apesar disso, possuir [Subordinar] sugere que, talvez, como uma característica da espécie da Rainha Formiga, eles se especializam na árvore de habilidades de [Disciplina] ou similar, e essas habilidades podem ser adquiridas incondicionalmente. Nesse caso, as dicas das habilidades de Sugaru podem não ser úteis. Há a possibilidade de que até mesmo [Aprimoramento de Subordinados] seja adquirível independentemente de condições, como uma característica da espécie.
Se, hipoteticamente, algumas habilidades mágicas estiverem relacionadas, o candidato mais provável seria [Magia de Encantamento]. Afinal, [Magia de Encantamento] é a única habilidade na árvore inicial, e durante o teste fechado, as condições para adquiri-la já eram conhecidas.
As condições são as seguintes:
[Magia de Encantamento] e [Magia de Fogo] para [Magia de Fortalecimento: FOR]
[Magia de Fortalecimento: MNT] com [Magia de Encantamento] e [Magia de Água]
[Magia de Fortalecimento: AGI] com [Magia de Encantamento] e [Magia de Vento]
[Magia de Fortalecimento: VIT] com [Magia de Encantamento] e [Magia de Terra]
[Magia de Fortalecimento: DES] com [Magia de Encantamento] e [Magia de Trovão]
[Magia de Fortalecimento: INT] com [Magia de Encantamento] e [Magia de Gelo]
Provavelmente, ao adquirir essa [Magia de Fortalecimento] correspondente, [Aprimoramento de Subordinados] pode ser desbloqueado. Mesmo se eu estiver errada sobre isso, [Magia de Fortalecimento] é uma magia adequada para Rare, que atualmente não tem intenção de se envolver em combate direto. [Magia de Fortalecimento] é uma magia que fortalece temporariamente vários parâmetros para um único alvo, e pode ser lançada em si mesma ou em alguém dentro do alcance visível.
O problema potencial aqui é que adquirir várias magias para fins de verificação pode exigir uma quantidade substancial de pontos de experiência.
Devido ao aumento da INT para o inventário e ao fato de que Kerry e outros adquiriram magia, os pontos de experiência atuais são apenas 144. Assumindo a aquisição de duas [Magias de Encantamento] por 20 cada, e duas [Magias de Fortalecimento] por mais 20, além de [Aprimoramento de Subordinados] por 40, mesmo que esta análise esteja correta, apenas uma dessas habilidades pode ser adquirida.
Nesse caso, é essencial escolher a mais eficiente. Para a segurança geral, priorizar VIT parece sensato. Neste jogo, os Pontos de Vida (LP) são calculados pelo valor mais alto entre VIT e a soma de FOR e AGI. Aumentar a VIT aumentará consistentemente o LP, e como VIT também influencia a defesa física, torna os personagens mais resistentes.
No entanto, com base nas batalhas observadas até agora, não houve uma situação em que Kerry e outros tenham recebido golpes diretos.
Se eu pudesse apontar, seria o ataque surpresa de Rare durante o primeiro contato. Bem, agora que penso nisso, tive a sensação de que ataques surpresas não contavam durante o primeiro contato. Então, Kerry e outros não sofreram dano até agora. Sem problemas.
“Se vamos aumentar algum atributo, que tal AGI? Isso combinaria bem tanto com o estilo de luta da Kerry quanto com o estilo de combate dos Lobos de Gelo. A magia adquirida é [Cortador de Ar] da [Magia do Vento], mas não senti que era o momento de diversificar o time, então decidi adiar.
Em seguida, vou adquirir [Magia de Aprimoramento: AGI] da [Magia de Encantamento]. Como esperado, [Aprimoramento de Subordinados: AGI] na árvore de [Disciplina] foi desbloqueado.
—...Com isso, parece que preciso concentrar meus pontos de experiência em mim mesma até adquirir as habilidades dessa série.
— Para obter a magia de aprimoramento para todos os atributos, serão necessários mais 300 pontos de experiência daqui em diante. O caminho pela frente parece longo. Disse Rare, com um olhar um pouco distante.
— Agora, o importante [Aprimoramento de Subordinados: AGI]... O efeito é ‘adicionar 1% do meu atributo AGI para todos os meus seguidores.’ Incrível! É uma habilidade passiva! Parece que pode sobrepor-se à [Magia de Aprimoramento]! Ah, espera?.
Se Sugaru também adquirir [Aprimoramento de Subordinados: AGI] agora, 1% da AGI de Rare que Sugaru recebe será transmitido para as formigas. Isso provavelmente se deve à situação desafiadora de [Subordinar] um personagem com a habilidade [Subordinar], tornando o feito normal bem difícil.
Mesmo assim, daqui para frente, se Rare e Sugaru continuarem adquirindo habilidades, dependendo dos atributos base de Rare, há uma alta possibilidade de que as formigas se tornem a força principal no final.
— Antes disso, ainda não verifiquei se recebo pontos de experiência se as formigas entrarem em combate. A maioria delas estava congelada, então acabei esquecendo.
De acordo com as especificações da habilidade ‘Subordinar’, normalmente, os pontos de experiência que as formigas ganham devem fluir para a Rainha, mas como os pontos de experiência da Rainha devem ir para Rare, a experiência final deve ser a mesma que outros seguidores. De qualquer forma, levará um tempo para descongelar todas as formigas. Pedi a Sugaru para adquirir “ [Aprimoramento de Subordinados: AGI] “por precaução. Sugaru parecia estar brincando com o inventário quando viu Rare, mas eu não tinha um.
Agora, só restam quatro pontos de experiência. Preciso sair para trabalhar urgentemente, mas antes disso, quero garantir uma base sólida.
Primeiro, preciso descongelar as formigas. Mas devo deixar Kerry e os outros descansarem.
Embora Rare tenha descansado por algumas horas fazendo log out, durante esse tempo, eles deveriam ter ficado acordados e ativos.
— Kerry, Riley, Remy, Marion. Vocês fizeram um ótimo trabalho hoje. É hora de descansar. Vocês não dormem há um bom tempo, certo?
— Bem, nós...
— Não dormir não é bom. Afeta o desempenho ideal. Não se preocupem; quando acordarem, poderão trabalhar novamente. Descansem por agora.
Felizmente, havia um tapete de peles que Remy havia colocado. Rare guiou gentilmente os quatro para descansarem ali, e então ela e Sugaru se dirigiram para o salão ao lado.
No salão adjacente, muitas formigas ainda estavam congeladas, mas cerca de metade delas parecia ter descongelado. As formigas mais próximas da entrada, congeladas na fase inicial, talvez comecem a se mover em breve. Rare decidiu guiar a rainha, indo em direção ao salão onde as formigas não estavam congeladas.
O salão que entraram era uma rota que o grupo de Rare não havia seguido durante o ataque. Ao entrarem, todas as formigas se viraram para olhar para Rare.
— Uau.
A visão era realmente impressionante, e Rare não pôde deixar de se maravilhar. Em resposta, todas as formigas abaixaram a cabeça. Embora não fossem diretamente familiares de Rare, pareciam leais à vontade e aos comandos dela.
— Ah, desculpem por isso. Está tudo bem; podem olhar para mim também. Sou a chefe da chefe de vocês. Prazer em conhecê-los.
Rare observou as formigas mais de perto. Durante o ataque, ela usou habilidades como [Encanto] e [Congelamento] para sobrepujá-las, então não tinha realmente olhado para elas. No entanto, ao observar mais atentamente, parecia que havia vários tipos de formigas, não apenas Formigas de Infantaria.
Como Rare não conseguia verificar diretamente os status das formigas, perguntou a Sugaru sobre elas. Ela conseguia entender vagamente o que sua familiar tentava transmitir.
Como ainda não estava claro, Rare decide revisar as habilidades de Sugaru, já que, segundo Sugaru, verificar a lista de habilidades seria mais rápido. Uma habilidade que poderia estar relacionada aos diferentes tipos de formigas é [Especialização em Reprodução]. Esta habilidade não é uma habilidade específica dentro de uma árvore, mas sim o nome de uma árvore de habilidades.
 [Especialização de Raça] parece ser exclusiva da Rainha Vespaide, e dentro da sua árvore de habilidades estão habilidades como [Infantaria], permitindo à rainha dar à luz formigas correspondentes às habilidades obtidas nessa árvore. As formigas já nascem com as habilidades respectivas.
Além de [Infantaria], a árvore também inclui [Engenheira] e [Cavalaria]. Rare fica curiosa sobre [Engenheira], que é uma formiga de cor diferente da infantaria, referida como “Formiga Engenheira” na ajuda de habilidades. No entanto, ela fica intrigada com [Cavalaria] e o que significa montar em algo.
Enquanto Rare pondera sobre isso, parece que [Cavalaria] é simplesmente uma unidade de infantaria avançada, de acordo com as informações disponíveis. Parece que [Cavalaria] é mais parecida com cavaleiros do que com cavalaria tradicional. Embora haja uma diferença no poder de combate entre infantaria e cavalaria, o custo de produção, os Pontos de Vida (LP) e Pontos de Mana (MP) consumidos para o nascimento são mais altos para a cavalaria.
No entanto, o que atualmente intriga Rare são as Formigas Engenheiras. Se elas são de fato engenheiras, seria natural supor que elas são responsáveis por cavar os túneis no ninho, possivelmente possuindo uma habilidade para criar essas passagens de paredes lisas.
Para confirmar, Rare chama uma das Formigas Engenheiras e pede para que cavem uma pequena seção. A Formiga Engenheira dobra seu corpo para dentro, estendendo o abdômen para frente, e então borrifa um líquido de cheiro estimulante, indicando sua capacidade de escavar.
Na realidade, existem formigas que exibem esse comportamento. Enquanto formigas do mundo real podem borrifar veneno ou ácido fórmico, o líquido borrifado pelas Formigas Engenheiras começa a dissolver a rocha.
Considerando o potencial de uma substância capaz de dissolver rochas, isso poderia ser perigoso se um ser vivo entrasse em contato com ela. No entanto, parece que esse ácido afeta apenas rochas e não tem impacto nas próprias formigas. Quando Rare tocou cautelosamente o líquido, não houve sensação de queimadura ou dor.
Esse ácido mágico, como a Rainha explica, não se limita a dissolver rochas; ele também pode dissolver minerais de baixa raridade. Na interpretação do jogo, ele dissolve seletivamente minerais de raridade inferior.
Parece que substâncias como cálcio se enquadram nessa categoria, pois o ácido já foi conhecido por dissolver ossos humanos. Embora não seja certo quão eficaz ele seria contra materiais como ossos de dragão ou se pode dissolver cálcio universalmente, o ácido parece alvejar materiais com uma estrutura semelhante à de ossos.
No caso dos ossos de dragão, a classificação pode se aplicar com base na natureza original da criatura, em vez de suas propriedades metálicas. No entanto, ainda é incerto se os ossos de dragão são compostos principalmente de cálcio.
— Mesmo que eu tenha tocado agora há pouco, meus dedos parecem completamente ilesos.
Parece que o status mais alto de Rare a impede de ser afetada pelo ácido, provavelmente devido ao aumento contínuo de sua classificação biológica através da alocação de pontos de experiência.
Por outro lado, para jogadores no início do jogo, pode haver o risco de ter seus equipamentos ou ossos dissolvidos.
As Formigas Engenheiras poderiam ser adversários formidáveis para jogadores que começam como esqueletos no jogo. Se, hipoteticamente, tal jogador azarado surgisse aleatoriamente em uma caverna com essas formigas — quão azarado ele poderia ser?
Pelo menos não parece haver problema em dissolver as paredes da caverna, então Rare decidiu que as Formigas Engenheiras criariam uma passagem direta da caverna dos lobos até a câmara da Rainha.
Inicialmente, o plano era alargar todos os túneis que o grupo de Rare percorreu durante o ataque para chegar à câmara da Rainha, mas uma conexão direta se mostrou ser uma distância menor.
Como atualmente existem cerca de 10 Formigas Engenheiras em operação, Rare designou todas para a tarefa de criar a passagem. Assim que outras Formigas Engenheiras se recuperarem, elas serão designadas para reabrir o caminho até a antiga base de Rare.
Enquanto as Formigas Engenheiras trabalhavam, Rare examinou a árvore de habilidades [Especialização de Raça] de Sugaru.
Considerando os nomes das habilidades e os nomes das espécies de formigas geradas, parece improvável que se limite apenas a [Infantaria], [Engenheira] e [Cavalaria]. Deve haver outras possibilidades, como desbloquear “Artilharia,” dependendo de certas condições.
— Na verdade, parece que essa parte está se transformando em um jogo de estratégia...
Se isso se tornar um jogo de estratégia, pode ser divertido, mas primeiro é necessário entender as regras. No momento, há cinco [Infantaria] e uma [Cavalaria] de formigas jogando em segurança. Rare decidiu organizá-las em unidades, com uma unidade consistindo dessas seis formigas, e enviá-las para reconhecimento ao redor da caverna. Por enquanto, elas operarão em unidades até que uma organização adicional seja possível.
Calculando os pontos de experiência e os recursos obtidos através das ações das unidades, Rare planeja avaliar o custo e os benefícios das operações das formigas, estabelecendo essas como as regras básicas do jogo para formular uma estratégia. Embora, no momento, a equipe seja composta principalmente de infantaria, as formações futuras visam uma combinação equilibrada de diferentes tipos de unidades.
No entanto, considerando que as potenciais ações militares provavelmente envolverão encontros com grupos desorganizados em vez de exércitos organizados, ter uma força ligeiramente mais fraca do nosso lado pode não ser um problema significativo.
— A propósito, Sugaru, você atribui pontos de experiência aos atributos das formigas em sua facção?
Atualmente, com centenas de formigas, pode não ser viável alocar pontos de experiência individualmente, mas como isso é gerenciado?
Parece que Sugaru não considerou esse aspecto, e as formigas parecem ser tratadas como recursos descartáveis. Se for o caso, é ainda melhor. Um exército que pode ser usado extensivamente é excelente. O reabastecimento pode ser alcançado através do consumo de LP e MP de Sugaru, tornando-o semelhante a colher soldados de um campo. Adubar o campo é tão simples quanto fornecer poções a Sugaru. Rare está ficando empolgada.
— Quanto aos recursos descartáveis, o que acontece com as formigas mortas? Há alguma penalidade por morrer? Por exemplo, ficar ligeiramente mais fraco – especificamente, perder pontos de experiência, ou talvez perder o personagem em si?
Perguntei, mas Sugaru parece incerto sobre esse aspecto também.
Embora Sugaru possa coletar os corpos até certo ponto, eles eventualmente desaparecem. Quanto à ressurreição, Sugaru não possui tal habilidade e não a tentou, expressando incerteza sobre o processo. Do ponto de vista puramente numérico e de eficiência, parece que produzir novas formigas pode ser mais rápido do que revivê-las. Sugaru não parece muito preocupado e não manteve um registro detalhado do total de formigas. A descartabilidade das vidas das formigas é notável.
No entanto, Kerry, Hakuma e outros têm uma perspectiva diferente. Considerando a força individual significativa de entidades como Kerry em comparação com as formigas e o apego pessoal com seguidores nomeados individualmente, eles não os tratariam como descartáveis. Pode ser prudente explorar meios de reviver para propósitos de contingência. Até onde Rare sabe, tais habilidades ainda não foram descobertas.
Rare decide utilizar o LP e MP de Sugaru produzindo continuamente formigas soldado para reabastecer e expandir suas forças. Com um excedente de LP e MP, Rare sugere criar mais Formigas Engenheiras para várias tarefas. Ela pergunta se há uma sala específica para a produção de formigas, considerando que a Câmara da Rainha está ocupada por Kerry e os outros. Sugaru menciona que qualquer sala na caverna serve, então Rare escolhe a sala atual para a produção de formigas.
Enquanto monitora o status de Sugaru, Rare observa o processo de nascimento das Formigas Engenheiras. O custo para produzir essas formigas não parece excessivamente alto, e o número de ovos postos não prejudica significativamente suas ações.
Rare observa enquanto os ovos rapidamente eclodem, revelando as Formigas Engenheiras surgindo de dentro deles.
Embora nasçam com uma coloração amarronzada e aparentem ter uma semelhança de individualidade, elas rapidamente se alinham em frente a Rare. Isso sugere que, mesmo logo após o nascimento, possuem alguma forma de consciência ou pelo menos uma coordenação básica.
Rare questiona sobre a possibilidade de produzir imediatamente Formigas de Infantaria se ela solicitar, perguntando se há um tempo de espera ou algo semelhante. Sugaru explica que as Formigas de Infantaria podem ser produzidas instantaneamente, mas pode haver um tempo de espera para outros tipos como as Formigas Engenheiras recém-nascidas. Embora não haja limite para a quantidade que pode ser produzida de uma vez, isso depende dos valores máximos de LP e MP.
Neste caso, Rare pode produzir rapidamente Formigas de Infantaria após as Formigas Engenheiras, mas o tempo de espera para as Formigas de Infantaria não diminuirá até que o tempo de espera para as Formigas Engenheiras termine. Esse mecanismo é semelhante ao sistema de tempo de recarga de feitiços no jogo.
Cada feitiço tem seu próprio tempo de recarga designado, e apenas o último usado é contado. Por exemplo, se Seta de Fogo e Bala de Gelo têm um tempo de recarga de cinco segundos, lançar Seta de Fogo e em seguida imediatamente Bala de Gelo resulta em um tempo de recarga de cinco segundos para cada feitiço.
No entanto, a contagem regressiva para o tempo de recarga de Bala de Gelo começa apenas após ela ser lançada, e o tempo de recarga para Seta de Fogo não começará até que o tempo de recarga de Bala de Gelo termine. A conjuração contínua de feitiços diferentes é possível, mas, ao fazer isso, o tempo de recarga do feitiço inicial não começará até que feitiços posteriores sejam lançados.
Parece que o conceito de tempo de recarga usado em feitiços mágicos também se aplica à
[Especialização de Raça] da Rainha Formiga. Esse mecanismo impede que personagens especializados em magia de longo alcance e alto dano ganhem muita vantagem e permite flexibilidade em combates de alta velocidade. O atraso em perceber essa semelhança foi devido à explicação de Sugaru ser transmitida no modo único de expressar emoções típico dos familiares.
— Ter uma conversa direta realmente seria conveniente. Hmm, existe algo como telepatia para comunicação dentro da colônia...? Especialmente se funcionar a longas distâncias. Telepatia ou, bem, comunicação... à distância, talvez?
Pensando bem, todos os meus subordinados, incluindo Kerry, agora podem usar o inventário. Esse resultado está alinhado com as palavras do tutorial, indicando que há pouca diferença entre jogadores e o sistema. Se esse for o caso, talvez...
—Será que é possível registrar meus subordinados como amigos e ter um bate-papo entre amigos?
Isso precisa ser verificado. Então, com essa decisão tomada, vou usar Sugaru como meu sujeito experimental.
—Sugaru, que tal nos registrarmos como amigos? — disse diretamente. Sugaru parece um pouco confusa.
O efeito não é exatamente o esperado. Mas, pensando bem, usar o controle de ondas cerebrais para a ação de registro de amigos é...
—Então, como faço para fazer amigos? Qual seria a definição de amigos pelo sistema? Primeiro, preciso descobrir como criar amigos. Pelo menos, eu não sei como fazer isso.
Eu refleti.
Se não há diferença sistemática entre jogadores e NPCs, então registrar amigos com outros jogadores deve ser semelhante a quando joguei o beta fechado. No entanto, durante o beta fechado, nunca me preocupei em fazer amigos. Era um teste, e sabendo que os dados seriam apagados após o teste, cedi à curiosidade e joguei livremente, não necessariamente de uma forma que me tornasse querido pelos outros jogadores.
Neste beta aberto, ainda não encontrei outros jogadores, mas isso é devido ao meu estilo de jogo. Não tenho amigos por causa disso.
Decidi consultar a seção de ajuda. —Hum, como faço para registrar amigos? — Procurei e encontrei a informação no manual do usuário.
Registro de Amigos:
Para enviar uma solicitação de amizade, você precisa de um Cartão de Amigo. Os Cartões de Amigo são criados ao serem retirados do inventário. A seção de Cartão de Amigo está sempre disponível no inventário e nunca desaparece ao ser retirada.
Entregue o Cartão de Amigo criado para a pessoa a quem deseja enviar a solicitação de amizade. Uma vez que ela o armazene em seu inventário, o registro de amizade será concluído.
Se você quiser cancelar um registro de amizade, retire o Cartão de Amigo da pessoa que deseja remover e descarte-o. Isso cancelará o registro. Além disso, repetindo o mesmo processo, você pode registrar o amigo novamente, caso o tenha removido anteriormente.
—Entendo...
Em termos mais simples, é como trocar cartões de visita. Bem, mais como compartilhar cartões de visita, já que esse cartão parece registrar automaticamente quando entregue, eliminando a necessidade de uma troca real.
Rare verificou seu inventário e encontrou a seção de Cartão de Amigo. Enquanto o conteúdo do inventário pode ser visualizado no menu do sistema, tentar realizar ações diretamente sem o sistema requer uma percepção clara do que você deseja retirar.
Mesmo que houvesse NPCs que pudessem usar o inventário, eles provavelmente não teriam conhecimento dos Cartões de Amigo, tornando as solicitações de amizade algo feito principalmente pelos jogadores. Rare entregou o Cartão de Amigo que retirou para Sugaru e instruiu-a a armazená-lo em seu inventário.
<Personagem Sugaru tornou-se seu amigo.>
Com isso, uma mensagem do sistema confirmou o registro de amizade bem-sucedido.
Parece que o registro de amizade com NPCs é possível neste jogo. Talvez os desenvolvedores entendam que pessoas imersas em jogos assim possam não ter muitos amigos na vida real. Bem, isso é um alívio. Bom trabalho.
—Hum, como se usa o bate-papo entre amigos mesmo? Nunca tentei antes. Ah, é isso?
<Sugaru, você consegue me ouvir?>
Sugaru tremeu um pouco.
<Deve funcionar da mesma forma para você, Sugaru. Tente pensar no meu nome e fale comigo em sua mente.>
<Chefe, chefe, chefe, chefe... Ah, funcionou? Assim?>
<Uau! Você conseguiu! Com isso, podemos nos comunicar a qualquer momento, mesmo que estejamos distantes. Excelente!>
Isso mesmo. Como não há necessidade de falar em voz alta, o sigilo é excelente. Enquanto Kerry e outros ainda não conseguem falar de forma honorífica, Sugaru consegue. No entanto, Sugaru não está realmente falando honoríficos; é provável que a tradução dos pensamentos dela resulte nesse tom.
Com o acesso ao bate-papo entre amigos, nossas opções aumentaram significativamente. Com base nos resultados dos testes com os outros subordinados, Rare teve outra hipótese. Se os NPCs não têm diferença sistêmica dos jogadores, então os jogadores poderiam subordinar outros jogadores, assim como NPCs. Se isso estiver correto, significa que seria possível reunir todos os pontos de experiência obtidos por outros jogadores. Uma recomendação oficial inesperada para um jogo de princesa.
Se essa hipótese estiver correta, os NPCs não podem receber mensagens do sistema, então eles não podem responder com um — NÃO. Rare estava ansiosa para verificar isso.


No entanto, ao fazer isso, a existência de — Subordinar será conhecida pelo outro jogador, independentemente do resultado.
Se esse for o caso, verificar isso exigiria um jogador que fosse bastante receptivo e estivesse disposto a aceitar a possibilidade de ser subordinado por Rare.
No entanto, Rare não tem conhecidos no jogo, e mesmo que houvesse missões solo desafiadoras pela frente, Kerry e os outros poderiam fornecer apoio. Com seu INT aumentado, eles talvez até façam movimentos mais precisos do que um jogador comum. É realmente um sistema fantástico, e Rare é grata aos desenvolvedores.
Assim que Kerry e os outros acordarem, Rare planeja ensinar-lhes uma linguagem educada e, com qualquer ponto de experiência sobrando, aumentar o INT deles para almejar o raro — Quatro Reis Celestiais Sábios. É uma perspectiva empolgante.

Por enquanto, vamos esperar as formigas se recuperarem, conquistar gradualmente a floresta ao redor para acumular pontos de experiência. Assim que o LP e MP de Sugaru forem restaurados, podemos aumentar a população de formigas e usar os pontos de experiência acumulados para fortalecer os subordinados de Rare e Sugaru. Vamos almejar o controle de toda a floresta.


Chaper List: